quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Açores 2

No Verão de 2006 tive o privilégio de visitar o laboratóro de Geologia que é o arquipélago dos Açores, e para que saibam o quanto a vossa dedicada professora tem amor à camisola, aqui vos deixo algumas imagens de trabalho de campo na recolha das amostras que vos vou mostrar nas aulas.




Este é o vulcão dos Capelinhos (magnífico!) na ilha do Faial, e em baixo sou eu, enterrada até aos tornozelos, a recolher cinza vulcânica para um saquinho.







Não faço ideia o que terão pensado as restantes pessoas da excursão, ... mas isto há gente para tudo ...



Estas são fotografias tiradas dentro da chaminé de um vulcão, o algar do carvão, na ilha Terceira. Só há dois vulcões no mundo onde se pode entrar, este e outro, na Indonésia. Estava um frio desgraçado lá dentro ... mas valeu a pena, foi uma experiência fantástica.








E para recordar essa experiência, deram-me este cartão à saída.




Uma coisa que não vou poder levar para as aulas é o cheiro a enxofre das fumarolas ... é horrível, mas a curiosidade e o entusiasmo eram tão grandes que me pareceu o melhor perfume. É como sentir o hálito ou o súor da Terra!






E já agora, não resisto a mostrar-vos este pequeno cone vulcânico de piroclastos ...


... não é uma beleza? Foi neste local que recolhi amostras de bagacina (o nome dado nos Açores aos lapilli) que também vos vou mostrar.

E agora que sabem como a vossa professora é dedicada ... apreciem as amostras na próxima aula.

1 comentário:

cati disse...

olá!
chamo-me Catarina Reis, e também sou professora de Biologia e Geologia!
devo dizer que fiquei com inveja da sua viagem aos Açores!
já agora convido-a a visitar um dos meus blogues:
http://biogeo1.wordpress.com
bom ano!